Engate não homologado: riscos de acidentes

Engate não homologado: riscos de acidentes

Apesar de ser um acessório para o veículo, um engate não certificado pode causar acidentes graves.
O engate deixou de ser um equipamento para puxar reboques, carretas e trailer, para ter uma figuração decorativa ou de proteção. Muita gente instalou o engate achando de tratar de uma defesa para a traseira do veículo em caso de colisões.
Tracionar um reboque ou carreta com um engate que não tem homologação do Inmetro pode causar diversos tipos de acidentes. Isso resulta em prejuízos ao proprietário do veículo e ainda pior, machucando pessoas.
Acessórios que não tem essa certificação são aqueles que não passaram pelos testes de resistência realizados pelo Inmetro. Neles, é verificado se o acessório está em conformidade com as normas estabelecidas pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Entre essas normas, estão o tamanho e o material da peça, os locais de fixação e a compatibilidade com a capacidade do veículo. Além disso, o engate somente pode ser instalado em veículos com capacidade atestada pela empresa fabricante.
Tipos de acidentes causados com engates não homologados
Quando o engate não é homologado, ele pode quebrar, desacoplar a carreta ou reboque ou ainda soltar junto com eles. Desse modo, o risco de bater em outro veículo ou de atropelar um pedestre é muito grande.
Além disso, a bolinha onde a carreta é acoplada, pode soltar e ser lançada em direção a outro veículo. Isso pode causar estragos na lataria do carro e ainda danificar o equipamento que estava sendo rebocado.
Mesmo quando não há um reboque, os engates que não estão certificados de acordo com as normas da lei, também podem causar problemas. Peças cortantes e reflexo além do permitido são algumas das falhas. No caso de colisões traseiras, esses engates podem afetar a estrutura do carro (coluna do monobloco ou longarina do carro). FONTE: https://www.dpk.com.br/engate-nao-homologado-riscos-acidentes/trackback/

Sobre o Autor

Marcelo administrator