Você sabia que escapamento furado consome mais gasolina?

Você sabia que escapamento furado consome mais gasolina?

Além de fazer mal aos ouvidos, um escapamento furado contribui para aumentar a poluição ambiental e prejudicar o bolso dos condutores. Em muitos casos, só lembramos que o escapamento existe quando ele nos dá problemas.

Você sabia que andar com o escapamento do veículo furado, por exemplo, contribui para aumentar o gasto com combustível? Veja as principais funções da peça e saiba por que deixá-la furada pode ser ruim para você e para o seu carro.

Vamos por partes

Uma série de tubos de diferentes diâmetros, inicialmente ligados ao coletor de escape do motor, compõem o sistema de escapamento dos veículos. Juntamente com o abafador, o silencioso e o catalisador, eles têm a função de eliminar os gases resultantes da queima dos combustíveis com o mínimo de ruído possível e dentro dos índices que limitam a emissão de poluentes para a atmosfera.

Cuidados com a peça

O escape deve passar por manutenções a cada três meses ou a cada 20.000 km rodados. Por estarem sob o carro, eles enfrentam calor, frio, poeira, lama, água e outras intempéries.

Quando a peça mostra sinais de desgaste ou avarias, o motor começa a roncar diferente. Em alguns casos, o ronco vem acompanhado por uma batucada bastante incômoda sob o carro, quando as braçadeiras e elementos fixadores começam a se soltar da peça, devido às trepidações constantes pelas quais os veículos passam.

Uso de solda

Por se tratar de uma peça que atua em conjunto com todo o motor, soldar um elemento do escapamento que está furado não é recomendado. Em muitos casos, os furos que aparecem na peça derivam do vapor de água que é produzido pelo catalizador na transformação de gases poluentes em gases menos poluentes. Esses vapores se condensam dentro do conjunto e vão corroendo as peças.

Soldar é uma solução provisória, que aumenta a durabilidade da peça por um período curto, de um a dois meses, no máximo. Para piorar, o furo pode aparecer novamente no mesmo local em que o reparo foi realizado.

Aumento no consumo

Quando se usa um escapamento com saída mais larga ou quando alguma parte do escapamento está furada, não resta solução: deve-se trocar a peça toda.

Os sistemas de injeção eletrônica dos veículos são programados para trabalhar tanto com a admissão quanto com a queima e a expulsão de gases gerados pelo motor. Quando há alguma falha no sistema de escape, a combustão passa a ser feita de maneira mais rápida, logo, há um aumento no consumo de combustível.

Multa

Além dos danos à atmosfera, dos incômodos para a audição dos ocupantes de um veículo e do aumento no consumo do automóvel, andar com um escapamento furado faz mal para o bolso.

A ocorrência é considerada uma infração do tipo média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na carteira. O motorista pode ter o veículo recolhido caso as irregularidades sejam constatadas.

Por isso, fique sempre em dia com o escapamento, procure a oficina de sua confiança e faça uma manutenção preventiva no sistema.

Fontehttp://www.blog.connectparts.com.br/voce-sabia-que-escapamento-furado-consome-mais-gasolina/

Sobre o Autor

Marcelo administrator